Vida e Movimento

light central park

Parque Central – Santo André, São Paulo. Junho de 2017. Foto: Ana Villas Boas 


Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida. (Seneca)

Correr pelas manhãs de final de outono e início do inverno no hemisfério sul tem sido a minha jornada neste mês de junho. A noite que persiste no horário que avança sobre o alarme que toca sem engano.

Correr neste período exige de mim um esforço maior para simplesmente sair. Sair da cama, sair de casa, sair de mim, de meu corpo físico e limitado e transcender essas esferas menos elevadas mas que me conduzem ao maravilhamento.

Correr assim é para mim a oportunidade de sentir o meu corpo esquentando, mesmo com as dores dos pés persistindo, o enrijecimento do corpo pedindo alongamento.

Correr os 3, 4 quilômetros iniciais são o inferno necessário para ascender à luz, àquela luz que surge ali, de repente, entre as árvores cujas folhagens mudam de cor, entre os sons de inúmeros pássaros que ali habitam e que sentem, em seus frágeis corpos, a luz do sol brilhando.

Correr alguns outros quilômetros a mais bastam para despertar em mim a harmonia do ser, a sensação de ressonância com o universo, me sentindo parte de tudo o que existe ao meu redor, parte de cada ser que resiste mesmo em meio às adversidades inerente à vida.

Correr finalmente se torna na mais bela experiência que tenho em meu dia a dia, em meio às atribulações, entre sentimentos opostos que invadem o meu coração, que me confundem, que me deixam sem reação.

Correr é viver a plenitude do meu ser, é a alegria que sinto por simplesmente viver, viver bem, em mim, em todos, em tudo. Viver em sintonia com um mundo muito bonito e que pede apenas alguns instantes para se revelar…

 

 

About Ana Villas Boas

I’m an urban sociologist and runner based in São Paulo, Brasil, focused on studies about body movement, landscapes, sounds, silence and senses. My current work has been on cultural heritage and preservation studies and I’m also yoga teacher, certified by Kundalini Research Institute.
This entry was posted in In Flow and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

